Eventos

Poesia em luz: Cauê Maia ensina a construir Bazucas Poéticas no POW Festival em Ribeirão Preto

O POW Festival, que acontece no espaço A Fábrica, nos dias 6 e 7 de dezembro, conta com uma programação gratuita que conecta arte, tecnologia e experimentação. Entre as atrações desta edição, um dos destaques é o trabalho do Coletivo Transverso, liderado pelo artista, poeta e pesquisador Cauê Maia, que convida o público a explorar a poesia de um jeito diferente: com luz, projeção e tecnologia artesanal.

O artista apresentará a oficina “Bazucas Poéticas, projetor de slides faça-você-mesmo” e a exposição “Futuro Offline”, experiências que se destacam pela conexão entre arte e tempos digitais. Todas as atrações têm inscrições gratuitas já disponíveis no site powfestival.com.br

Oficina interativa

A oficina de Bazucas Poéticas ensinará aos participantes o passo a passo da construção do dispositivo, um projetor analógico portátil criado por Cauê e desenvolvido junto ao Coletivo Transverso. Com ela, poemas e imagens se transformam em intervenções luminosas que ocupam muros, praças e fachadas com palavras de afeto e crítica.

Durante o encontro, além de aprender a construir e utilizar o dispositivo, haverá o sorteio das bazucas produzidas. “É uma oportunidade de vivenciar o processo de criação e entender como a poesia pode ser um gesto de luz e presença no espaço urbano”, explica Cauê Maia.

A oficina será no sábado, 6, a partir das 17h30. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo site, onde também deve ser realizada a retirada dos ingressos para o festival.

Exposição “Futuro Offline”

Já a exposição “Futuro Offline” apresenta poemas-objetos cinéticos e autômatos analógicos, manifestações artísticas que combinam a poesia visual com elementos de movimento físico e mecânico, que questionam a velocidade dos avanços tecnológicos e o excesso de informações ou desinformações.

Entre os trabalhos em exposição, estarão dispositivos que combinam movimento, luz e engrenagens, evidenciando o contraste entre o mundo físico e o digital. As Bazucas Poéticas e outras obras presentes na exposição estarão também disponíveis para compra, junto com cartazes lambe-lambe, quadros, bottons e outros produtos.

Sobre o POW Festival

Idealizado pelo Instituto SEB e com curadoria da Zupi Live, a mesma empresa responsável pelo Pixel Show, o POW Festival tem como objetivo consolidar Ribeirão Preto como um dos polos criativos mais importantes do país. Para 2025, a meta é ampliar o impacto social, econômico e cultural do evento, fortalecendo parcerias e impulsionando o ecossistema local de inovação e economia criativa unindo arte, tecnologia, interatividade, gastronomia, música e cultura digital em dois dias de experiências intensas.

Programe-se

POW FESTIVAL – 3ª edição (2025) Data: 6 e 7 de dezembro Local: A Fábrica – Rua Mariana Junqueira, 33 Ingressos: powfestival.com.br Idealização: Instituto SEB *Entrada gratuita mediante ingresso baixado com antecedência Realização: Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Brasil Do Lado do Povo Brasileiro. Projeto: “POW FESTIVAL – 3ª Edição” é aprovado na Lei de Incentivo à Cultura – Federal: PRONAC 251387.

(Créditos da foto: Mihai Leaha)

Leave your vote

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.