Famosos

Influenciadora Tati Dias cria Circuito Gaia de Futevôlei para combater machismo no esporte e dar destaque às atletas femininas

Tati Dias é apaixonada por futevôlei. Praticante assídua desde 2019, a empresária e influenciadora é uma das precursoras mais ativas no movimento de popularização da modalidade entre o público feminino. Dona do Praiana – um espaço, na zona sul de São Paulo, totalmente dedicado ao esporte de areia e frequentado majoritariamente por mulheres – Tati acaba de dar um importante passo na modalidade: o lançamento oficial do Circuito Gaia de Futevôlei, um campeonato 100% feminino.

Para celebrar a novidade, Tati reuniu mais de 240 atletas na capital paulista, em dois dias de muita competitividade. Produtora de eventos por formação, ela explicou que a ideia do torneio surgiu ao observar uma necessidade dentro da modalidade: competições que olhem com cuidado para o público feminino e respeite suas particularidades, dando o merecido destaque.

“Eu estou dentro da modalidade há alguns anos e vejo o quanto as meninas são engajadas e se dedicam para competir, no entanto, elas não são valorizadas como merecem. Foi aí que eu pensei: precisamos de um formato pensado para atletas de diferentes níveis, que entregue uma estrutura profissional completa e mostre que elas são levadas a sério. Algo idealizado por uma mulher, que entende o que elas gostam. Estou muito feliz com o resultado, tivemos inscrições esgotadas em poucos dias, um público legal que veio para apoiar essa mulherada foda e talentosa”, destaca Dias.

E engana-se quem pensa que sua participação se restringe aos bastidores – ela organiza tudo, mas joga também. Mostrando muita habilidade, Tati e sua dupla conquistaram a quarta colocação na categoria B/C. Com mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais, ela aproveita sua influência para combater o machismo dentro do futevôlei e dar visibilidade para a presença feminina nos esportes de areia.

“Qualquer lugar que uma mulher chegue pra jogar e tenha homem no meio, ela sofre preconceito. Se não for uma profissional, eles acham que a menina não tem capacidade de estar no mesmo nível que eles, sendo que algumas são até melhores. Por isso é tão importante continuarmos lutando para ocupar o espaço que a gente merece e mostrar que o futevôlei não tem gênero, é para quem quiser participar. Precisamos construir um cenário cada vez mais inclusivo”, comenta Tati.

Quando questionada sobre como ela enxerga o futuro do Gaia, ela não hesita: ser o maior campeonato feminino de futevôlei do Brasil, quem sabe até do mundo. “Nós já nascemos grande e queremos crescer ainda mais esse ano, levando o torneio para outros estados e até países. Já estamos estruturando um plano de crescimento e estudando para quais praças vamos expandir. Queremos levar essa modalidade – e nossas atletas incríveis, claro – para o maior número de lugares possível, fazer com que sejam valorizadas como merecem”, completa.

Conhecida por sua participação em reality shows como A Fazenda e De Férias com o Ex, Tati agora é mãe, empresária, e diz que quase não se reconhece mais na persona que aparecia na televisão. “Eu sempre falo que aquilo é um momento muito importante da minha trajetória e eu não posso negar algo que fez parte de mim, mas meu foco mudou totalmente. Hoje me sinto plena em todos os âmbitos da minha vida, parece que finalmente me encontrei. Olho para trás e penso ‘meu Deus, o que eu estava fazendo’, mas precisei passar por isso para chegar aonde eu estou hoje”, ressalta a influenciadora.

Leave your vote

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.