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Grupo Boticário revoluciona e-commerce com IA inspirada em uma consultora de beleza que cria rotinas, recomendações e ainda ajuda a escolher presentes

Grupo Boticário anuncia o lançamento da sua primeira assistente de inteligência artificial (IA) para e-commerce via aplicativo, que promove uma evolução na experiência de compra online dos consumidores da companhia. Projeto com o uso da tecnologia Amazon Bedrock Agents, da AWS, conectada ao e-commerce, busca resolver um dos maiores desafios do comércio digital: a personalização e a conexão humana na experiência de compra do consumidor, oferecendo ainda mais conveniência.

Imagine entrar no aplicativo de uma marca e, em vez de navegar por menus e filtros ou, até mesmo, usar a busca tradicional, ter uma conversa fluida e natural com uma especialista que ajuda a encontrar o produto perfeito. Essa é a proposta da assistente virtual, que se diferencia dos chatbots tradicionais por sua capacidade de interação 100% em linguagem natural, além da integração completa do portfólio de produtos, como se o consumidor estivesse interagindo com uma consultora de beleza. Com a capacidade de compreender mais profundamente os contextos dos clientes, a IA generativa vem se tornando uma ferramenta cada vez mais popular para auxiliar nas decisões de compra, na resolução de problemas cotidianos. Graças à sua capacidade de entender o contexto, ela oferece mais do que apenas recomendações de produtos. Por exemplo, a IA pode sugerir um creme para o corpo, explicar por que ele é ideal para um tipo de pele específica, como usá-lo e ainda montar uma rotina completa de cuidados. Isso proporciona uma experiência mais detalhada e personalizada ao consumidor.

A assistente, que inicialmente está disponível no app da marca de consumo O Boticário, foi treinada com base no modelo de atendimento proprietário do Grupo Boticário, para replicar a experiência acolhedora e especialista das lojas físicas no ambiente virtual, reforçando a visão omnicanal da empresa. Para tornar a experiência ainda mais pessoal, ela identifica o perfil, ajustando suas sugestões de acordo com esses dados, e é capaz de oferecer recomendações de produtos, consultar preços, verificar o status de pedidos e informar sobre o programa de fidelidade Beautybox, finalizando a jornada com a adição dos itens à sacola de compras.

A aposta em inovação utilizando inteligência artificial generativa se traduziu em resultados concretos para o Grupo Boticário: em seu primeiro mês de implementação, a assistente apresentou um aumento de 46% em conversão de vendas. Esse sucesso se reflete também no valor das transações, já que o ticket médio dos consumidores que usam a assistente virtual é 7,4% superior ao dos que não a utilizam. “O consumidor está mais exigente e busca experiências diferenciadas e únicas ao mesmo tempo. Atentos a essa necessidade, entendemos que era preciso ir além dos chatbots tradicionais para oferecer uma solução que não apenas simplificasse a descoberta de produtos, mas que também encantasse e fidelizasse”, explica Renato Pedigoni, CTO do Grupo Boticário. “A assistente de IA é uma importante alavanca comercial, mas seu lançamento vai além. Ela faz parte da jornada de aceleração da digitalização e inovação consolidada do Grupo, com mais de 60 projetos de IA proprietários que já impactam toda a cadeia de valor”, completa.

O próximo avanço já previsto para a ferramenta é a habilidade de conversar por áudio com a assistente virtual, ampliando ainda mais a acessibilidade e levando a experiência de compra a um novo nível de experiência do usuário, atendendo também uma característica do público consumidor brasileiro. A visão de longo prazo é transformar a assistente em uma consultora de beleza pessoal que acompanha o cliente em toda a sua jornada, da descoberta ao pós-venda.

Diferenciais, funcionalidades e futuro

A tecnologia por trás da assistente de IA utiliza a infraestrutura do Amazon Bedrock Agents, que permite criar assistentes de IA que podem entender solicitações de linguagem natural, e executar ações complexas. “Este é um exemplo claro de como a IA generativa pode ir além da eficiência operacional e realmente impactar a experiência do consumidor final. O assistente virtual é uma inovação que não apenas resolve um desafio de negócio, mas também encanta e fideliza o consumidor”, comenta Cleber Morais, diretor-geral da AWS no Brasil.

Integrada às APIs do e-commerce de O Boticário, a assistente opera com acesso a informações em tempo real sob sólidas medidas de segurança, precisão e integridade; garantindo a confidencialidade e a privacidade dos dados. Outro diferencial está em sua capacidade de ir além de um roteiro fixo. A assistente virtual foi desenvolvida para conectar pontos durante a conversa, funcionando como um modelo LLM (Larofte Language Model) integrado ao ecossistema de beleza do Grupo Boticário, permitindo a compreensão do contexto, a intenção e as nuances da interação, oferecendo recomendações e respostas muito mais ricas e assertivas do que os chatbots tradicionais, que geralmente seguem árvores de decisão.

“A nossa assistente de IA atua como uma verdadeira consultora de beleza pessoal. Ao entender o contexto da conversa com o cliente, ela consegue oferecer recomendações de produtos extremamente personalizadas, replicando a experiência de uma loja física diretamente no aplicativo. Essa abordagem elimina a necessidade de o consumidor navegar por menus complexos ou aplicar filtros, permitindo uma jornada de compra mais fluida e assertiva. Com a capacidade de sugerir itens que complementam a rotina de beleza do usuário, verificar o status de pedidos e até mesmo informar sobre o programa de fidelidade, a ferramenta se torna um guia essencial, simplificando a descoberta de produtos e garantindo que o cliente encontre exatamente o que precisa de forma rápida e eficiente”, reforça Pedigoni.

Sobre Grupo Boticário

Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, TRUSS, Au.migos Pets e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz e GAVB. São mais de 21 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em mais de 1,7 mil cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da sua jornada ESG pautada em fazer o certo, que reúne compromissos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 130 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br

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