Educação

Encceja 2023: Mais de 1 Milhão de Inscritos Buscam Certificação para Ensino Fundamental e Médio

No próximo dia 27 de agosto, um importante marco educacional se aproxima: o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. Com mais de 1 milhão de inscritos em todo o território nacional, este exame oferece uma oportunidade única para jovens e adultos obterem a tão desejada certificação de conclusão do ensino fundamental e médio.

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) revelam um quadro diversificado de inscritos. Do total de inscrições (1.104.146), 17,53% (193.573) buscam a conclusão do ensino fundamental, enquanto 82,47% (910.574) almejam o certificado de conclusão do ensino médio. Uma particularidade interessante é que as mulheres estão em maioria, representando 55,53% do total de inscrições, em comparação com 44,47% dos homens inscritos.

Entre os inscritos com 60 anos ou mais, somando 8.824 pessoas, 6.540 buscam a certificação no ensino médio e 2.284 no ensino fundamental. Essa busca pela educação também é observada no contexto do analfabetismo. De acordo com o IBGE, a taxa de analfabetismo entre pessoas com 60 anos ou mais era de 16,0% até o final do segundo semestre de 2022.

O cenário do analfabetismo no país também foi explorado. Em 2022, 9,6 milhões de pessoas com 15 anos ou mais eram analfabetas no Brasil, representando 5,6% da população dessa faixa etária. Dentre esses números, 55,3% viviam na Região Nordeste e 22,1% na Região Sudeste. Quando analisado por cor ou raça, observou-se que o percentual de analfabetismo era de 3,4% entre pessoas brancas e 7,4% entre pessoas pretas ou pardas.

Rodrigo Bouyer, avaliador do INEP e sócio da BrandÜ e da Somos Young, enfatiza a importância do Encceja como uma oportunidade de retomada dos estudos, permitindo que estudantes sigam para a próxima etapa educacional e alcancem uma vida com mais oportunidades e dignidade.

Rodrigo Bouyer – Avaliador do INEP e sócio da BrandÜ e Somos Young

A predominância feminina também se estende ao ensino superior, com as mulheres conquistando posições de destaque. Nos exames do Enem 2022, 61,16% dos inscritos eram mulheres, e essa tendência continuou no SISU 2023, com 62,1% dos candidatos sendo do sexo feminino. Nas matrículas do Ensino Superior, elas representam 58,7% dos novos alunos, e essa vantagem persiste na conclusão dos cursos, onde mais de 60% dos formandos são mulheres.

Leave your vote

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.