Carnaval

Banda dos Amigos abre o Carnaval 2026 com enredo em defesa dos animais e dos pets

A Banda dos Amigos, do Rio de Janeiro, abre o Carnaval 2026 com um desfile em defesa dos animais silvestres e domésticos, com atenção especial aos pets vítimas de abandono e maus-tratos. O evento acontece no dia 1º de fevereiro, com concentração a partir das 13h, no Posto 5 da Praia da Barra da Tijuca.

Com o enredo “A Banda dos Amigos Abraça os Animais – Vem com a Gente Nessa Folia”, o bloco leva para a avenida uma mensagem de respeito à vida animal e à convivência com a fauna urbana. Na Zona Oeste do Rio, especialmente na Barra da Tijuca e em Jacarepaguá, é comum a presença de capivaras, jacarés, saguis e aves. O recado é direto: animal silvestre não é pet e animal não é brinquedo. O grito ecoa forte na folia: “Solta o bicho!” As ações em prol da proteção da fauna da Mata Atlântica e dos pets seguem ao longo de todo o ano de 2026.

A causa ganha destaque nas alas temáticas do desfile, com uma ala de 400 componentes reforçando a mensagem “Animal não é brinquedo” e outra ala formada por 60 mulheres com camisas de onça, criando um visual simbólico e de forte impacto. Imagens simbólicas também serão levadas ao trio como forma de conscientização e repúdio à violência contra os animais.

Desde a nossa criação, a Banda dos Amigos é inclusiva e de resgate, abraçando causas importantes que muitas vezes são deixadas de lado. Nosso protesto já existia antes do caso do cão Orelha, que chocou o país. Vamos levar para o trio imagens simbólicas para que não se esqueça e para que isso não volte a acontecer. É fundamental que haja punição séria e adequada para esse tipo de violência”, afirma Fábio Campos, presidente da Banda dos Amigos.

Em seu nono ano de desfile, o bloco é reconhecido pelo trabalho social, com ações voltadas à inclusão da terceira idade, pessoas com deficiência, sustentabilidade e inclusão social. Também se destaca por ser pioneiro na limpeza total da orla após o desfile, com destinação correta dos resíduos.

De perfil familiar e tranquilo, a Banda dos Amigos conta com a rainha Letícia Guimarães, destaque do Salgueiro e da União da Ilha, além da musa símbolo do bloco, Madeilene Carvalho, de 85 anos, referência de vitalidade e representatividade, e da tradicional Ala da Melhor Idade.

No trio elétrico, grandes nomes do samba comandam a festa. A Velha Guarda Musical da Vila Isabel leva à rua a tradição do samba de raiz. Andrezinho do Molejo contagia o público com carisma e sucessos consagrados, enquanto Gerson Dupand representa o samba contemporâneo, unindo identidade e respeito às origens.

Fechando o desfile, o intérprete Bruno Ribas assume o comando vocal do trio. Neto do compositor Manacéa, da Portela, ele fará dobradinha no Carnaval 2026 como intérprete principal da Unidos de Padre Miguel (RJ) e da Tom Maior (SP).

A partir das 14h, ainda na concentração, a bateria da campeã do Carnaval 2025, Beija-Flor de Nilópolis, faz os tambores ecoarem, após a abertura com o DJ Jr. Félix.

A Banda dos Amigos promete um desfile vibrante e consciente, onde samba, alegria e amor pelos animais caminham juntos, transformando a folia em um verdadeiro ato de respeito à vida.

Banda dos Amigos 1º de fevereiro 2026 Concentração a partir das 13h, Posto 5 da Praia da Barra da Tijuca – Rio de Janeiro-RJ

>> Instagram:  @bandadosamigos

Fotos: Michele Albuquerque

#claudelopes70 #bandadosamigos #carnaval2026

Leave your vote

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.