CarnavalGeral

Na quarta-feira de cinzas (18), tem o Samba da Apuração no Casarão do Firmino, com Grupo Arruda, Samba do Xoxó e DJ Nicolle Neumann

A grande vencedora do Carnaval de 2026 será anunciada na próxima Quarta-Feira de Cinzas (18). O Casarão do Firmino está preparado, a partir das 13h um megaevento, para receber as torcidas das 12 agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro, com muito samba, cerveja gelada, caldos e petiscos extraordinários que são a marca da casa.

Para manter o clima das torcidas em alto astral, o Casarão vai receber dois showzaços com o Grupo Arruda e Samba do Xoxó. Nos intervalos tem a DJ, que arrasa na pista: Nicolle Neumann. Com um Telão de LED com alta definição e qualidade de imagem superior e um Som de PA que é amplificado e distribuído para o público em eventos, o Casarão do Firmino vai proporcionar aos seus frequentadores um ambiente familiar , de alegria e felicidade, na apuração do carnaval carioca.

A festa tem Chopp 0800/ liberado das 13h às 14h30. A entrada é colaborativa, então você paga o que quiser e puder para contribuir com o evento. Mais informações e dúvidas, chame no Whatsapp através do número (21) 99826-2068. Classificação: 18 anos.

Grupo Arruda:

É uma história de fé, ancestralidade e paixão inabalável. O Grupo Arruda celebrou em 2025 o seu Jubileu de Porcelana: duas décadas de exaltação ao samba. O que começou como um encontro espontâneo e visceral, forjado no coração do Rio de Janeiro, em frente à histórica quadra da Estação Primeira de Mangueira, hoje está consolidado como um dos mais renomados e respeitados conjuntos da Música Popular Brasileira.

A gênese de um movimento cultural, que rapidamente ganhou o nome místico de “Pagode da Arruda”, remonta a 2005. Na acolhedora barraca da Tia Zezé, em frente à casa da histórica Dona Neuma de Mangueira, da qual o fundador e líder, Gustavo Carvalho, o “Palmito”, é sobrinho. E, quando se bebe na fonte com dedicação e humildade, dificilmente os caminhos não se abrem.

Ainda que sem grandes pretensões, centenas de pessoas se reuniam na época, protegidas pelos galhos de arruda que os seus integrantes carregavam – um talismã contra a negatividade e um símbolo da boa energia que permeia a roda. Até hoje, uma marca registrada, os galhinhos em um vaso de arruda são distribuídos a cada música nos shows como um símbolo de identidade e pertencimento.

De um reduto de comunidade, o Arruda ascendeu para conquistar os palcos mais nobres do Brasil e já ultrapassa as fronteiras nacionais para turnês pela América do Sul e Europa. As missões do grupo são a de levar alegria ao público e também tornar a vida de quem assiste o show mais leve. O Arruda tem por ideologia o combate aos preconceitos musical, racial, de gênero, religioso, além da desigualdade social.

Sobre o Casarão do Firmino

Sobre a Casa, um “Palácio do Samba”, como é popularmente conhecido, localizado no berço da boemia carioca, no bairro da Lapa, entre o Centro e a zona sul do Rio de Janeiro, o Casarão do Firmino é conhecido pelas tradicionais rodas de samba que reúnem grandes nomes do cenário musical, pessoas de todos os cantos do Rio de Janeiro, além de turistas brasileiros e estrangeiros.

O idealizador do Casarão é o empresário Carlos Firmino, de 42 anos, que dá nome ao espaço cultural, que ocupa uma área coberta e ampla, de fácil acesso, situada na efervescência cultural do Rio. O Casarão também é símbolo de resistência. Os eventos buscam resgatar a essência do samba, com entradas gratuitas ou colaborativas, em que cada frequentador contribui se quiser e com quanto puder. O principal objetivo é manter vivo o ritmo que mexe com pessoas do mundo inteiro.

“Amarra a marimba e espalha a fofoca!” O bordão já é uma marca. A expressão criada por Carlos Firmino para divulgar as atrações do Casarão, hoje, é repetida por artistas e frequentadores assíduos do espaço mais concorrido da boêmia Lapa. E não apenas a frase ganhou fama. A fila que se estende pela rua da Relação e toma a calçada da esquina, na Lavradio, reforça que Palácio do Samba é ponto de encontro de cariocas e turistas.

Aliás, o local parece estar mesmo na moda. É cada vez mais comum encontrar no estacionamento decorado – são samambaias, lâmpadas, placas e pinturas que celebram orixás e homenageiam Nelson Mandela – atores, atrizes, jornalistas, influenciadores digitais e grandes nomes do mundo do samba. Recentemente, Jorge Aragão, Moacyr Luz, Xande de Pilares, Pique Novo, Sombrinha, Feyjão, Marquinhos Sensação, Gustavo Lins, Netinho de Paula, Grygor passaram pela casa.

SERVIÇO: Samba da Apuração do Carnaval 2026: Shows com Grupo Arruda, Samba do Xoxó e DJ Nicolle Neumann

Data: 18 de fevereiro de 2026, quarta-feira de cinzas. Local: Casarão do Firmino Endereço: Rua da Relação, 19- Lapa/ Centro do Rio. Horário: A partir das 13h, com Chopp 0800/liberado das 13h às 14h30. Entrada: Colaborativa. Mais informações e dúvidas, chame no Whatsapp através do número (21) 99826-2068. Classificação: 18 anos

Leave your vote

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.