Geral

Juventude em Movimento, Civilizações em Diálogo

O mês de outubro no Brasil transbordou de entusiasmo e vitalidade, e uma grandiosa celebração cultural que atravessou montanhas e oceanos chegou como prometido.

No dia 24 de outubro de 2025, a série de atividades culturais e de comunicação “Liangzhu – Diálogo das Civilizações Mundiais” foi realizada com sucesso na Universidade de São Paulo (USP).

O evento incluiu a Cerimônia de Doação da “Uma Coleção Abrangente de Antigas Pinturas Chinesas” 2025 e “Liangzhu – Diálogo das Civilizações Mundiais”, Cerimônia de Abertura das Atividades Experimentais para Jovens,

Bem como as atividades de experiência juvenil e o Salão de Diálogo e Intercâmbio das Civilizações, atraindo a participação entusiasmada de cerca de 200 representantes dos setores cultural, turístico, acadêmico, educacional e midiático da China e do Brasil, além de membros da comunidade chinesa, líderes de associações e professores e estudantes das universidades locais.

Durante a cerimônia de abertura, a consagrada soprano brasileira Marília Vargas abriu o evento com uma emocionante interpretação solo, cantando em chinês a canção “Wo Ai Ni, Zhongguo” (Eu Te Amo, China).

Estiveram presentes e fizeram discursos o Vice-Cônsul-Geral da China em São Paulo, Zhang Xi, o vice-ministro executivo do Departamento de Comunicação do Comitê Provincial de Zhejiang, Lai Yingjie, o cientista político e ex-Ministro do Turismo do Brasil, Vinicius Lummertz, o vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Universidade de Zhejiang, Ye Min, o vice-reitor da Universidade de São Paulo, Adenilso da Silva Simão, e a diretora da Escola de Comunicações e Artes da USP, Clotilde.

Todos os convidados ressaltaram que o evento construiu uma importante plataforma de intercâmbio cultural entre os jovens da China e do Brasil, expressando a expectativa de que, por meio da “Uma Coleção Abrangente de Antigas Pinturas Chinesas” e da Civilização Liangzhu, os dois países possam aprofundar ainda mais a cooperação nos campos da arte, cultura e educação.

Durante o evento, a Universidade de Zhejiang e a Universidade de São Paulo assinaram um acordo de doação de livros e a USP recebeu a coleção “Uma Coleção Abrangente de Antigas Pinturas Chinesas”, oferecendo ao meio acadêmico brasileiro preciosos materiais para o estudo da arte pictórica antiga chinesa e da excelente cultura tradicional da China.

O Grupo de Rádio e Televisão de Zhejiang, representado pelo seu Membro do Comitê do Partido e Vice-Editor-Chefe, Guo Qing, assinou um Memorando de Cooperação com o Presidente da Associação de Amizade Brasil-China, Henrique Couto da Nóbrega, estabelecendo uma base sólida para futuras colaborações na área de comunicação cultural.

O Diretor do Departamento de Arqueologia Científica do Instituto de Arqueologia e Relíquias Culturais de Zhejiang, Wang Ningyuan, apresentou aos estudantes o valor único da Civilização Liangzhu e as inspirações que ela oferece para a sociedade moderna.

Representantes estudantis da China e do Brasil também discursaram, expressando o belo ideal de promover o diálogo entre civilizações por meio da força da juventude.

Durante o evento, o Vice-Ministro Executivo do Departamento de Comunicação do Comitê Provincial de Zhejiang, Lai Yingjie, e o Vice-Cônsul-Geral da China em São Paulo, Zhang Xi, entregaram certificados de “Promotores de Liangzhu” aos estudantes brasileiros apaixonados pela cultura chinesa, encorajando-os a continuar divulgando a Civilização Liangzhu ao mundo e contribuindo para o intercâmbio civilizacional.

Após a cerimônia de abertura, as atividades continuaram de forma vibrante e diversificada. Uma apresentação de flash mob com o tema da Civilização Liangzhu atraiu olhares de muitos espectadores.

Os quatro espaços da Estação da Civilização Liangzhu — área de experiência prática, área de quiz de conhecimentos, área de caixas misteriosas e área de marca do tempo — ficaram repletos de visitantes.

A atividade “Uma Pintura Global Feita em Conjunto” tornou-se o ponto alto do evento: uma grande ilustração em preto e branco, que integrava elementos da Civilização Liangzhu e da cultura brasileira, ganhou cores vivas nas mãos de jovens de diferentes países.

Cada traço colorido expressava sua compreensão e amor pelas civilizações do mundo.

No mesmo dia, foi realizado o Salão de Diálogo e Intercâmbio das Civilizações “Liangzhu – Diálogo das Civilizações Mundiais”.

Especialistas, acadêmicos e jovens representantes da Universidade de Zhejiang, do Centro de Serviços para o Exterior (Canal Internacional) do Grupo de Rádio e Televisão de Zhejiang, do Centro de Patrimônio Brasileiro, da Associação de Amizade Brasil-China, entre outros, reuniram-se para uma discussão profunda.

Sob as perspectivas da comunicação midiática, pesquisa acadêmica e prática cultural, debateram temas como “os caminhos práticos para o intercâmbio civilizacional entre a China e Brasil” e “métodos inovadores para a internacionalização dos IPs culturais”, alcançando o importante consenso de que “o diálogo entre civilizações fortalece a conexão entre os povos e a comunicação cultural amplia o entendimento global”.

O evento, realizado em um formato dinâmico e atrativo para os jovens, construiu uma ponte cultural entre a China e o Brasil.

Ele permitiu que os jovens brasileiros experimentassem de perto o pulso da excelente cultura tradicional chinesa e semeou, em seus corações, as sementes do diálogo e da amizade entre civilizações, injetando nova vitalidade nos intercâmbios culturais entre os dois países.

Leave your vote

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.