Geral

Juristas de todas as regiões do Brasil declaram apoio à candidatura de Carlos Eduardo Machado para presidência do IAB

Defensor da diversidade racial e de gênero, o candidato propõe transformar o Instituto em um espaço de debate jurídico respeitoso e agregador

Carlos Eduardo Machado, atual primeiro vice-presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), lançou oficialmente sua candidatura à presidência do Instituto para a eleição que ocorrerá em 17 de março de 2025. Com uma trajetória de mais de três décadas de atuação no IAB, incluindo 11 anos integrando a diretoria, Machado apresenta um programa de trabalho focado na independência institucional e no fortalecimento da relevância da Entidade no cenário jurídico nacional.

“Nosso objetivo é fortalecer ainda mais a imagem e a relevância do IAB no cenário jurídico, junto aos Poderes Legislativo e Executivo, dando efetividade aos nossos pareceres e estudos”, afirma Machado. O candidato enfatiza que sua gestão buscará “afastar o sectarismo e o discurso do ‘nós contra eles’, assegurando um espaço de debate jurídico respeitoso, agradável e agregador”.

Apoio expressivo da comunidade jurídica nacional

A candidatura de Carlos Eduardo Machado já conta com amplo apoio nacional, refletindo a confiança na proposta de renovação e independência do IAB. A candidatura tem o endosse de centenas de consócios e consócias, além do apoio do atual presidente do IAB, Sydney Sanches. Entre os juristas de renome que manifestaram apoio à sua candidatura, destacam-se nomes de expressão de todas as regiões do País.

No Sudeste, Nilo Batista e Teresa Pantoja declararam seu apoio ao projeto de Machado. Do Centro-Oeste, Roberto Rosas soma-se à lista de apoiadores. O Sul é representado pelo jurista Lenio Streck, enquanto o Nordeste conta com o respaldo de Helio Leitão. Da região Norte, Marcos Neves completa o quadro de representatividade nacional.

“O IAB é gigante em sua história. É minha prioridade e paixão. A OAB foi gestada no Instituto; sua independência é sua essência. Iremos mantê-lo assim, jamais permitindo que seja transformado em uma subseção ou um puxadinho da OAB”, ressalta o candidato ao falar sobre seu compromisso com a Instituição.

Trajetória sólida e compromisso com a independência institucional

Com mais de 30 anos de dedicação ao IAB, Carlos Eduardo Machado construiu uma carreira marcada por contribuições significativas para o Instituto. Além de atuar em sucessivas diretorias, presidiu a Comissão de Direito Penal e foi relator da reforma do Estatuto do IAB.

“Atuei em sucessivas diretorias, presidi a Comissão de Direito Penal e fui relator da reforma do Estatuto”, destaca o candidato. Machado também liderou o importante projeto do Código de Processo Penal do IAB, apresentado como substitutivo ao PLS 156/2009, demonstrando sua capacidade de articulação e produção de conteúdo jurídico relevante.

Em um gesto que evidencia seu compromisso com a independência do IAB, Carlos Eduardo Machado recusou convite para permanecer como conselheiro efetivo da OAB/RJ após nove anos de atuação, optando por dedicar-se integralmente à presidência do Instituto.

Propostas para uma gestão inovadora e inclusiva

O programa de trabalho apresentado por Carlos Eduardo Machado para a presidência do IAB abrange diversas áreas estratégicas, com ênfase na produção de estudos, debates e projetos para o aprimoramento da ordem jurídica brasileira.

“Estou pronto para conduzir uma gestão participativa e transformadora”, conclui Machado, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento e a modernização do IAB, uma das mais tradicionais e respeitadas Instituições Jurídicas do País.

Entre as prioridades destacadas em sua plataforma estão a atuação consistente em prol da diversidade de gênero e racial, a proteção do meio ambiente, os direitos das minorias e, especialmente, a sustentabilidade financeira da Instituição – aspecto fundamental para garantir a independência e a continuidade das atividades do IAB.

“Precisamos também ampliar a representatividade dos diversos segmentos, promovendo a diversidade racial e de gênero”, afirma Carlos Eduardo Machado, sinalizando seu compromisso com uma gestão mais inclusiva. “Estamos prontos para construir um IAB mais forte, plural e independente, respeitando sua história e projetando seu futuro com inovação e compromisso”, complementa o candidato.

Leave your vote

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.