Geral

Claudya Costta vai lançar o seu primeiro livro infanto juvenil intitulado de ‘AYANA E O PASSEIO À LAGOA DO ABAETÉ’.

A obra faz uma referência a representatividade negra e será lançada no próximo domingo, (27), na Livraria do Cine Glauber Rocha a partir das 15h.

Cantora e escritora – Claudya Costta

Por Redação

Aproveitando as comemorações pelo novembro negro, a cantora, professora de português e ativista cultural Claudya Costta vai embarcar em uma nova aventura, lançando seu primeiro livro infantil chamado de ‘AYANA E O PASSEIO À LAGOA DO ABAETÉ. Fazendo a sua estreia como escritora, a obra será lançada pela Editora Malê e contou com as ilustrações de Quezia Silveira, que deu o tom equivalente do texto em linhas e cores com mensagens de Ancestralidade, representatividade e pertencimento. Para Claudya, tudo o que a emociona tem a ver com Diáspora Negra.

O lançamento acontecerá no próximo domingo, 27 de Novembro , na Livraria do Cine Glauber Rocha a partir das 15h. O objetivo de Claudya com essa literatura, é fazer uma abordagem de representatividade negra e que expõe a história de uma menina, cheia de autoestima, que vai se desenvolvendo e aprende, desde pequena, a valorizar sua ancestralidade. Segundo a artista, a história de Ayana vai trabalhar na criança a libertação do Racismo Estético onde existe a construção da imagem positiva da pessoa negra, a desconstrução de estereótipos, a reversão dos processos de Racismo à Brasileira. “ Eu decidi escrever este livro porque quando eu era criança não tive acesso a livros de representatividade negra. Então, este o mesmo traz o espaço de voz da menina negra que sempre foi silenciada, na ficção. A personagem principal, Ayana, traz muita representação, onde a criança vai se mirar e se reconhecer. As várias possibilidades dos seus cabelos crespos é um dos principais discursos do livro. Seus penteados insinuam um olhar afro identificado para dentro da narrativa. Nela se lê a conquista da voz. Ayana é cheia de autoestima e desde pequena aprende a valorizar sua ancestralidade.”, explicou Claudya.

Foto divulgação – Capa do livro

As tradições populares de matrizes africanas, a construção da nossa identidade, a cultura popular e uma homenagem às Ganhadeiras de Itapuã também se fazem presentes na obra. Este livro reconstrói seu olhar ao ouvir as histórias da sua avó que representa o repensar do Brasil, com seus costumes e parte da mitologia Africana, onde o conhecimento e as tradições são transmitidos oralmente por meio de Griots, os grandes contadores de histórias, guardiãs da palavra. “ A gente precisa pensar em outros padrões de representatividade que tragam e dialoguem a formação da Identidade Brasileira. Somos pessoas do nosso tempo e a gente tem um compromisso com o tempo em que se vive. E esse é o meu papel, enquanto pessoa, enquanto agente cultural e enquanto eu tenho uma voz guiada pela raiz e ancestralidade.”, comentou a escritora.

O samba de roda da Bahia, o acarajé ocupam múltiplas narrativas, aumentando a consciência da criança sobre representatividade e valorização da sua identidade. “ Por isso eu trago a personagem, Ayana, como resinificação na construção da sua identidade, porque ela domina sua corporeidade, sabendo ser negra, se amando, mostrando que a gente tem uma raíz que não se perdeu.”, concluiu.

Sobre Claudya Costta

Claudya Costta é uma artista que encara a arte como ferramenta de autoafirmação. A mesma reflete, na construção da sua identidade musical a visão do mundo atual.

Vale lembrar que Claudya é única vocalista feminina à frente do grupo percussivo Cortejo Afro, juntamente com os cantores Portela Açúcar e Aloisio Menezes. Ela vem se destacando com a sua arte em outros setores fora do Brasil como carreira internacional, participando do Festivel Culturel, Lavage de la Madeleine e Festival Culturel, Fète de Iemanja, na França. Inclusive a jovem artista já dividiu palco com grandes nomes da MPB como Gerônimo, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Mariene  de Castro, Martinália, Preta Gil, Luiza Possi e abriu Show para Carlinhos Brown e Sandra de Sá, no Ilê Ayê.  

Acabou de lançar o Single “Em tuas Marés”, que inicia nova fase em sua carreira artística, introduzindo, conceituando e intitulando seu próximo EP, com novas tendências para a Contemporaneidade. A artista  traz nas suas letras a elevação da autoestima preta, através de sua versatilidade e poder de misturar ritmos como o Afrobeat, o Afropop e influências do Jazz, ReB e referências dos tambores dos blocos afros da Bahia, em conexão com ritmos eletrônicos mesclados às batidas do Trap e POP. Quem assina a produção musical da faixa ‘Em Tuas Marés’, é Marcos Cupertino, que já produziu Rachel Reis, Illy e Hiran. A música em questão introduz, conceitua e intitula também o próximo EP da artista.

A água, elemento muito ligado à transformação e as emoções, é o ponto de partida para a concepção do single em questão. Com intuito de simbolizar a liberdade e o fortalecimento da mulher negra, o fato é que a canção marca e transparece o que Claudya sempre foi, uma mulher protagonista de sua história, capaz de escrever e redesenhar seus caminhos.   Veja o Clipe:   Yoytube:  https://youtu.be/fXPemkLIzs0?si=- Ouça no Spotify:  https://open.spotify.com/track/27tusZndqRdil6oyF8zIqc?si=VG-a8oWATrmgPV16J-Q1FQ    

Acompanhe a artista Claudya Costta nas redes sociais: Instagram | Youtube | Spotify    Spotify:  https://open.spotify.com/track/27tusZndqRdil6oyF8zIqc?si=VG-a8oWATrmgPV16J-Q1FQ Instagram:  https://instagram.com/costtaclaudya?igshid=MzRlODBiNWFlZA==  Yoytube:  https://youtu.be/fXPemkLIzs0?si=-  

SERVIÇO:

Lançamento do livro “AYANA E O PASSEIO À LAGOA DO ABAETÉ”, de Claudya Costta

Dia: 26 de novembro (domingo)

Local: Livraria do Cine Glauber Rocha

Horário: 15h

Autora: Claudya Costta

Editora: Malê

Canais de Vendas: todas as livrarias parceiras da Editora Malê

Redes sociais: @costtaclaudya

Leave your vote

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.