Geral

Livro de arte celebra a diversidade e as riquezas de oito países latino-americanos 

Com 176 páginas, MADE IN LATIN AMÉRICA é uma realização do Ministério do Turismo, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, em que o objetivo central é propiciar uma viagem cheia de informações, imagens e curiosidades por oito países latino-americanos. Lançada pela Arte Ensaio, a obra é assinada por Fábio Saraiva. 

Dividida em quatro eixos – Gastronomia, Biodiversidade, Cultura e Tecnologia – e com tratamento de livro de arte, o título, também traduzido para o espanhol, revela as diferentes facetas da América Latina, desde o ponto mais ao norte do México – em Los Algodones, na região da Baja Califórnia, na América do Norte – até a Terra do Fogo – arquipélago dividido entre Chile e Argentina, no extremo sul da América do Sul.

O eixo Gastronomia chama a atenção pela variedade e diversidade. O asado argentino, a feijoada brasileira, a gastronomia peruana, os famosos vinhos chilenos, os caldos colombianos, temperos caribenhos e sobremesas uruguaias desfilam pelas páginas do livro nos guiando através das histórias das comidas e bebidas típicas, que ajudam a traduzir a cultura e a identidade dos povos latinos americanos.

Já o eixo Biodiversidade celebra locais únicos em beleza natural. A Patagônia, as Cataratas do Iguaçu, as florestas tropicais colombianas e brasileiras, os parques ecológicos costarriquenhos e as inusitadas florestas que crescem no deserto do Atacama, um dos pontos mais áridos do planeta, abrigam algumas das mais espetaculares faunas e floras do mundo. Jacarés, tamanduás, araras e uma infinidade de macacos e aves fazem parte desse ecossistema, que tem na sucuri e na onça-pintada alguns de seus exemplares mais famosos. 

A riqueza da Cultura latino-americana também ganha destaque nas páginas da obra pela diversidade. O intenso e vibrante carnaval brasileiro atrai gente de todo o mundo, bem como a comemoração mexicana do Dia dos Mortos e as animadas noites de tango na Argentina. Sem falar nas impressionantes ruínas de Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas, a Casapueblo, belíssima escultura que nada mais é que uma construção habitável no Uruguai, e o Museo del Oro, na Colômbia, e sua inigualável coleção de arte pré-colombiana.

Não menos importante, o último eixo aborda a área de Tecnologia e discorre sobre as áreas de destaque de cada um dos países contemplados na obra, entre os quais os estudos ligados à Astronomia que ocorrem no Chile, a educação digital no Peru e as startups brasileiras.

Leave your vote

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.