Livro de arte celebra a diversidade e as riquezas de oito países latino-americanos
Com 176 páginas, MADE IN LATIN AMÉRICA é uma realização do Ministério do Turismo, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, em que o objetivo central é propiciar uma viagem cheia de informações, imagens e curiosidades por oito países latino-americanos. Lançada pela Arte Ensaio, a obra é assinada por Fábio Saraiva.
Dividida em quatro eixos – Gastronomia, Biodiversidade, Cultura e Tecnologia – e com tratamento de livro de arte, o título, também traduzido para o espanhol, revela as diferentes facetas da América Latina, desde o ponto mais ao norte do México – em Los Algodones, na região da Baja Califórnia, na América do Norte – até a Terra do Fogo – arquipélago dividido entre Chile e Argentina, no extremo sul da América do Sul.
O eixo Gastronomia chama a atenção pela variedade e diversidade. O asado argentino, a feijoada brasileira, a gastronomia peruana, os famosos vinhos chilenos, os caldos colombianos, temperos caribenhos e sobremesas uruguaias desfilam pelas páginas do livro nos guiando através das histórias das comidas e bebidas típicas, que ajudam a traduzir a cultura e a identidade dos povos latinos americanos.
Já o eixo Biodiversidade celebra locais únicos em beleza natural. A Patagônia, as Cataratas do Iguaçu, as florestas tropicais colombianas e brasileiras, os parques ecológicos costarriquenhos e as inusitadas florestas que crescem no deserto do Atacama, um dos pontos mais áridos do planeta, abrigam algumas das mais espetaculares faunas e floras do mundo. Jacarés, tamanduás, araras e uma infinidade de macacos e aves fazem parte desse ecossistema, que tem na sucuri e na onça-pintada alguns de seus exemplares mais famosos.
A riqueza da Cultura latino-americana também ganha destaque nas páginas da obra pela diversidade. O intenso e vibrante carnaval brasileiro atrai gente de todo o mundo, bem como a comemoração mexicana do Dia dos Mortos e as animadas noites de tango na Argentina. Sem falar nas impressionantes ruínas de Machu Picchu, a Cidade Perdida dos Incas, a Casapueblo, belíssima escultura que nada mais é que uma construção habitável no Uruguai, e o Museo del Oro, na Colômbia, e sua inigualável coleção de arte pré-colombiana.
Não menos importante, o último eixo aborda a área de Tecnologia e discorre sobre as áreas de destaque de cada um dos países contemplados na obra, entre os quais os estudos ligados à Astronomia que ocorrem no Chile, a educação digital no Peru e as startups brasileiras.